Para saber o espaço de Burlesque nos musicais modernos

0

Parece que foi ontem que as notícias sobre Burlesque começaram a surgir. E cá estamos nós, há exatamente uma semana do lançamento americano do filme. Quando os primeiros números começarem a aparecer, todo mundo vai querer saber se foi um sucesso comercial ou não, certo? E a resposta admite uma série de variações, principalmente para aqueles que esperam comparar Burlesque com algum grande sucesso de ação ou ficção em Hollywood.

Musicais, no entanto, não atraem tantas pessoas ao cinema quanto um Avatar, um Titanic, ou um Homem Aranha. Na tentativa de chegarmos a uma comparação justa e criarmos expectativas razoáveis, eu busquei na internet e compilei neste post uma lista de filmes do gênero musical, que segue abaixo com as considerações que acredito relevantes para nos prepararmos para o lançamento de Burlesque.

Um claro obstáculo que o filme teria é o fato dele ser liderado por uma cantora (duas, mas Cher já se consolidou como uma atriz de peso). Soma-se a isso o fato do filme ser musical, e uma grande barreira surge no caminho. Felizmente, a Sony Pictures conseguiu fazer um trabalho excelente de marketing em apresentar Burlesque como um filme de técnica competente para ser levado a sério, o que é ótimo.

Os números iniciais também podem não ser favoráveis demais. Como, inicialmente, Burlesque será lançado só nos Estados Unidos e Canadá, e a estreia no resto do mundo será em doses homeopáticas até fevereiro, levará um tempo para termos a arrecadação inicial mundial. Por isso, nada de querer comparar a estreia com filmes que foram lançados simultaneamente no mundo inteiro, não vai dar certo.

Vale lembrar também que no mundo dos filmes, um #1 de bilheteria na semana não dá tanto título quanto um #1 de vendas no mundo da música. Para a indústria cinematográfica, a arrecadação é mais importante do que a posição, e isso fica absurdamente claro na lista a seguir, que, além disso, não registra só um musical no topo da semana. No caso de Burlesque, um #1 será praticamente impossível, já que é a segunda semana de Harry Potter no cinema e a estreia de uma animação da Disney, Tangled. Todo mundo conhece o poder de Potter e da Disney, então estamos avisados.

 Na hora de definir quais filmes eu usaria como parâmetro para encaixarmos Burlesque, separei o gênero musical em dois tipos diferentes: Um formado por Chicago, Moulin Rouge, Nine, Hairspray, Sweeney Todd e Mamma Mia, uma vez que os números musicais são usados dentro dos diálogos, como forma direta de contar a história. No outro grupo, coloquei Dreamgirls, Cross Roads, Glitter e Coyote Ugly (Showbar no Brasil), pois os números de música são usados como elemento da história de forma mais realista, limitando as apresentações a um palco.

Em termos de estrutura, Burlesque se encaixa mais no segundo grupo, já que as performances acontecem somente no Burlesque Lounge, sem transformar os diálogos em cantorias surreais. Em termos de elenco conhecido e produção técnica, Burlesque vai para o primeiro grupo. Chicago, Dreamgirls, Hairspray, Sweeney Todd, Nine e Mamma Mia são adaptações. Os demais são histórias originais.

Abaixo, a lista que eu compilei está em ordem de faturamento no fim de semana de estreia, com informações como a posição no ranking de bilheteria da semana, o número de cinemas que passou o filme na estreia,  o orçamento total do filme, quanto o filme já faturou até hoje (e se recuperou o orçamento), e qual a medição dos críticos no site Rotten Tomatoes. O Rotten é um site que reúne as críticas profissionais das publicações vinculadas, e dá uma mediação em porcentagem de todos os críticos. Quanto menor a porcentagem da crítica, pior foi a recepção profissional. Até 60%, um filme não é considerado bom.

O número mais importante, no entanto, é o total levantado pelo filme – já que é ele que define se o filme lucrou ou não. Geralmente a primeira semana apresenta muita diferença já que um filme pode ter estreiado em mil cinemas a mais do que o outro – esse é o caso, por exemplo, de Hairspray e Chicago. O primeiro estreiou em mais cinemas e faturou mais do que o dobro na primeira semana. No entanto, Chicago fechou com mais de 100 milhões que Hairspray, no final das contas.

 
Mas aí vamos com a lista!

Atualização em 29/11 – A lista agora inclui Burlesque, uma vez que a primeira semana do filme já foi contabilizada oficialmente.

Atualização em 26/01 – Os dados de Burlesque foram atualizados, para refletir os primeiros resultados mundiais.

High School Musical 3 levantou US$ 42.030.184 milhões na primeira semana. Ficou na 1ª posição e passou em 3.623 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 252.909.177, e recuperou o orçamento de US$ 11 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 65% (média de 6.1 de 10).

Mamma Mia levantou US$ 27.751.240 milhões na primeira semana. Ficou na 2ª posição e passou em 2.976 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$  609.841.637, e recuperou o orçamento de US$ 52 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 53% (média de 5.5 de 10). É o musical mais bem sucedido de todos os tempos.

Hairspray levantou US$ 27.476.745 milhões na primeira semana. Ficou na 3ª posição e passou em 3.121 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 202,548,575, e recuperou o orçamento de US$ 75 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 91% (média de 7.7 de 10).

Coyote Ugly levantou US$ 17.319.282 milhões na primeira semana. Ficou na 4ª posição e passou em 2.653 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 113.916.474, e recuperou o orçamento de US$ 45 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 21% (média de 3.9 de 10).

Burlesque levantou US$ 17.300.213 milhões na primeira semana. Ficou na 4ª posição e passou em 3.037 cinemas americanos. Ainda em exibição e com estreia agendada em parte do mundo, já faturou US$ 70.244.697 e recuperou o orçamento de US$ 55 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 34% (média de 4.8 de 10).

Crossroads levantou US$ 14.527.187 milhões na primeira semana. Ficou na 2ª posição e passou em 2713 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 61.141.030, e  recuperou o orçamento de US$ 12 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 14% (média de 3.9 de 10).

Dreamgirls levantou US$ 14.478 milhões na primeira semana. Ficou na 3ª posição e passou em 2797 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 154.937.680, e  recuperou o orçamento de US$ 75 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 78% (média de 7.2 de 10).

Moulin Rouge levantou US$ 13.885.846 milhões na primeira semana. Ficou na 4ª posição e passou em 2283 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 179.213.434, e  recuperou o orçamento de US$ 50 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 78% (média de 7 de 10).

Chicago levantou US$ 10.313.638 milhões na primeira semana. Ficou na 3ª posição e passou em 2.700 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 306.776.732, e recuperou o orçamento de US$ 45 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 88% (média de 7.8 de 10). iloveaguilera.wordpress.com

Sweeney Todd levantou US$ 9.300.850 milhões na primeira semana. Ficou na 5ª posição e passou em 1.507 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 152.523.164, e recuperou o orçamento de US$ 50 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 86% (média de 7.6 de 10).

Nine levantou US$ 5.700.000 milhões na primeira semana. Ficou na 8ª posição e passou em 1.412 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 53.902.165, mas não recuperou o orçamento de US$ 80 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 37% (média de 5 de 10).

Cadillac Records levantou US$ 3.445.559 milhões na primeira semana. Ficou na 9ª posição e passou em 687 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 8.880.045, mas não recuperou o orçamento de US$ 12 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 67% (média de 5 de 10).

Glitter levantou US$ 2.414.596 milhões na primeira semana. Ficou na 11ª posição e passou em 1.225 cinemas americanos. Até hoje, faturou US$ 5.271.666, e não recuperou o orçamento de US$ 22 milhões. No Rotten Tomatoes, tem 7% (média de 2.8 de 10).

Acho que nós podemos ter uma ideia geral de como Burlesque vai se sair, mantendo-se dentro dessa média de filmes similares. Essa tabela será chamada toda vez que um desses números for divulgado para o filme, com uma comparação atualizada.

Com esses dados, dá para visualizarmos com clareza algumas situações interessantes: Mamma Mia faturou, no final, uma fortuna imensurável perto de filmes de todos os gêneros, mas a primeira semana não rendeu nem 30 milhões. Coyote Ugly foi um sucesso de público, mas um fracasso de crítica. Crossroads teve uma semana inaugural poderosa, mas no final das contas, lucrou com timidez perto dos demais. Nine não só teve o maior orçamento de todos, como uniu alguns dos maiores nomes do cinema. Isso não foi o suficiente para salvá-lo da desgraça do público e da crítica. Dá para ver também que a posição do filme na semana de estreia pouco reflete no resultado final, com filmes que estreiaram em #4 rendendo mais do que o #2.

Por enquanto, só temos como trazer Burlesque para a tabela no campo de “orçamento”, estimado em 55 milhões de dólares. Ele definitivamente está no meio das super produções nesse aspecto, ao contrário do que esperavam. A relação em ordem ficaria Nine, Dreamgirls, Burlesque, Mamma Mia, Moulin Rouge, Sweeney Todd, Chicago, Coyote Ugly, Glitter, Cadillac Records, Crossroads e High School Musical 3. Vamos torcer pelo melhor – e principalmente, para que o filme seja bons aos NOSSOS OLHOS, independente do que acham os demais!

1 comentário

  1. Wowwwwww, parabéééns pelo post, deve ter dado um grande trabalho! Dá pra ter mihões de infos dessa forma!

    O melhor fan-site da xtina no brasil!

  2. Nossa… vc parece ler minha mente que eu ia te pedir uma luz onde encontrasse algum parâmetro confiável para comparação…

    E não nos deixemos abalar… certamente Burlesque não será #1 brigando com os BlockBusters e muito blogzinho fuleiro (Papel Pop, por exemplo) vai querer usar esse argumento (vazio) para mais uma vez criticar a Xtina!

    O importante é como o ILOVE falou, que seja uma filme MARAVILHOSO AOS NOSSOS OLHOS!

    Boa sorte, Burlesque!

  3. O importante para nós fãs é apreciar o trabalho da nossa diva e sem se importa com as criticas (maldosa)que virão, e com certeza vai vim criticas sobre o a intepletação da xtina,
    pq a midia adora pegar no seu pé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Parabéns ao site sempre atualizado e nos dandos o privilégio de nós dar noticias recente da nossa diva
    amo esse site

    xtina forever

  4. Pessoal do Iloveaguilera,

    Depois da jornada em Los Angeles, estou de volta a San Francisco e hoje fui no shopping comprar alguns CDs, quando estava saindo decidir passar no cinema e eis que aquela cinema tava com fila (o que eu nunca vi) e fui perguntar o motivo…era uma sessão especial de Burlesque, algumas pessoas ganharam convites nas ruas…onde eu estava??? Em Los Angeles, menos mal hehehe

    Mas a sessão estava bombando e era apenas para quem tinha o convite, lá também tinha uma vitrine expositora com duas roupas que Christina Aguilera utilizou no filme…tirei algumas fotos amadoras para que vocês confiram…mas não sei como postar aqui…

    Aqui nos USA, pelo menos na Califórnia, tem propaganda de Burlesque em todo lugar…eles realmente estão bem empenhados e fazer do filme um sucesso, o que pra mim só de ter Christina, já é.

    É isso,

    Grande abraço a todos,
    Cristiano

  5. Adorei a materia.
    Eu ñ posso afirmar nada, mas eu tenho a impressão que o filme vai ter uma boa estreia nos eua e no canadá, acho também que o filme ñ é mal-feito, houve todo um cuidado na escolha ede atores (como CHER), na escolha da christina, nos cenarios, até na historia, e além de tudo, essas duas tem multidões de fãs lá (alguns aqui!)
    Os haters sempre vão falar merda, mas o importante pra mim, é eu gostar do que a christina faz, e eu amo burlesque cada vez mais!

  6. Nossa, estão super de parabéns pelo post, muito bem feito e elaborado MESMO.
    Eu já tinha pesquisado isso tudo, só que tinha esquecido do filme do Deep… e cheguei a ver High School Musical 3, que também é sim um musical e foi o que faturou mais na primeira semana: $42,030,184, tendo estreado em #1 no ranking e passado em 3,623 cinemas! Teve uma produção de 11 milhões e, ao todo no mundo, faturou $252,909,177 , o que lhe coloca em 3º lugar, atrás de Chicago.

    Nem sei se vocês vão ler mas… só pra constar mesmo!

  7. Acho que só incluiria HSM 3 e Cadillac Records (que por acaso a trilha é impecável). No mais achei bacana a seleção, está ótimo mesmo! E levando-se em consideração o que foi dito no início da matéria, Burlesque deve agradar favoravelmente eu acho… Porque se é um filme que se enquadra em termos de elenco e produção com o primeiro grupo, deve atrair críticas de médias a boas e sinopse/roteiro no segundo grupo, com certeza fará sucesso comercial, porque é uma linguagem mais fácil. Enfim, *torcendo* HUHAUHAUHAU.

  8. Caramba! Quanta gente! Achei que todo mundo ia olhar e fala – “até parece que vou ler isso tudo, tchau.”. Adicionei Cadillac Records e HSM 3! E obrigado pelos comentários!

  9. Nossa, parabéns pelo post, nunca ia imaginar que Mamma Mia foi tão melhor que outros grandes como Moulin Rouge ou Chicago. Espero que Burlesque seja tão bom como esses!

  10. Só uma correção, Sweeney Todd é uma adaptação (não muito boa, por sinal) de um musical da Broadway, com todas as músicas do gênio musical Stephen Sondheim, apesar da história original se basear num conto vitoriano. Hairspray também é adaptação de um musical da Broadway (e o musical foi inspirado num filme do mesmo nome).

    • Silvia, o que eu achei de pesquisa foi que Sweeney foi primeiro um filme, depois um musical, e depois outro filme. Por isso deixei ele de fora! Esqueci de colocar Hairspray nas adaptações, foi mudar o texto! Valeu!

      • http://en.wikipedia.org/wiki/Sweeney_todd
        Aí mostra a história do personagem Sweeney na cultura.
        Porém o filme do Tim Burton foi completamente adaptado do musical da Broadway, sem contar com nenhuma música original e apenas uma ou outra cenas a mais. É meu musical preferido, acredite. Basta comparar as trilhas sonoras e o roteiro.

        “Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street is a 2007 musical film directed by Tim Burton. It is an adaptation of Stephen Sondheim and Hugh Wheeler’s Tony Award-winning 1979 musical. “

  11. Duas pequenas correções, Sweeney Todd é uma adaptação (não muito boa, por sinal) de um musical da Broadway, com todas as músicas do gênio musical Stephen Sondheim, apesar da história original se basear num conto vitoriano. Hairspray também é adaptação de um musical da Broadway (e o musical foi inspirado num filmedo mesmo nome).

  12. iLOVE, eu disse que é o melhor site da Christina faz tempo, né? Agora com esse post, isso foi confirmado! Ai, virei sua fã! haha
    O post ficou muuuuuuuito ótimo, como tudo que você faz!!

  13. Q felicidade encontrar um texto tão bem trabalhado sobre o cenário dos ultimos anos para a comercialização de musicais na setima arte.
    Para cinéfilas que nem eu, ver a preocupação com o desconhecimento de alguns, sobre a realidade desse mercado é para agradecer e respeitar ainda mais esse espaço como fonte segura de conhecimento do mundo de Xtina.

    De todos os musicais citados no seu artigo, só não ví Nine justamente pq achei o trailler e algumas cenas q tive acesso mto fracos.

    E é essa a minha preocupação maior com Burlesque. Como mto bem vc postou, musical não rende em curto espaço de tempo. Mas seu sucesso a longo prazo (entre lançamento no cinema e em DVD) depende da qualidade de todo o conjunto narrativo.

    Até agora estou na espectativa positiva, pq a play list do filme é excelente.
    Mas se será só um grande video clip, só o tempo irá dizer.

  14. Parabéns pelo post. Super informativo! Os melhores musicais (dos citados) na minha opinião são: Chicago e Sweeney Todd.

Responder

Por favor, comente
Por favor, digite seu nome