Engenheiro de som: “Christina entrou no estúdio e cantou a mesma música por seis horas”

10

Quem é fã de Christina sabe o quão perfeccionista ela é em estúdio; até comentamos recentemente sobre isso em nosso editorial deste mês, dedicado ao álbum Lotus. No entanto, ainda nos surpreendem alguns dos detalhes sobre como ela se comporta enquanto grava uma música, como revelado em um artigo publicado hoje no site Mother Board. A matéria é dedicada a explicar o processo de gravação de uma música, que envolve o artista gravando a mesma coisa várias e várias vezes para que então o melhor take seja utilizado na versão que vai para o álbum. Segundo a matéria, é comum que uma música passe por esse processo entre 4 e 10 vezes, maaaaaas existem exceções:

O processo é o seguinte: um cantor grava a música algumas vezes no estúdio, tanto do início ao fim quanto isolando trechos específicos. Quarto a dez takes é o comum, afinal, repetir demais esse processo pode esgotar a energia e a confiança do artista, além de confundir o processo de edição futuro. Dito isso, às vezes acontecem de muito mais takes serem gravados. A música Here to Stay, de Christina Aguilera, é o resultado de 100 takes diferentes.Ela sentou em um banco e cantou a música por seis horas até o fim – não saiu da cabine de gravação momento algum, nem para atender o telefone“, diz o engenheiro Ben Allen.

Um dos colaboradores mais recentes de Christina, Claude Kelly (em Bionic e Burlesque), chegou a comentar o artigo no Twitter:

Ela é sempre meticulosa assim no estúdio. Uma verdadeira profissional. A maioria dos artistas não se dedicam tanto.

Essa não é a única menção à Christina no artigo. Em outra parte da matéria, eles destacam que há uma edição muito evidente no marco 0:20 de Genie in a Bottle, que não dá para perceber por nós porque a edição colocou uma bateria forte bem em cima do trecho cortado. No mais, esse é um processo comum entre os artistas que querem seus melhores vocais no álbum de forma mais natural do que mediante edição digital posterior.

Abaixo, para quem nunca ouviu, colocamos um pouco do processo de gravação de Christina no estúdio. A partir do 3:55 (e especialmente em 4:50), o vídeo mostra bem como Christina é criteriosa com seus vocais. Esse é apenas um dos exemplos que existem por aí!

10 comentários

  1. Legal ouvir isso, porque mostra que ela está trabalhando duro nesse projeto! Acho que vai vim um trabalho poderoso por aí. Ansioso pra chegar 2016 e torcendo pelo retorno com sucesso de nossa Rainha da voz.

  2. You Lost Me e Beautiful são minhas preferidas (vocalmente falando). E estranhamente, uma foi gravada de 1ª take (segundo Linda no Vh1, sempre me arrepio) e outra é meticulosamente ensaiada em busca da perfeição (tadinha da Sia hahaha)… Sou um paradoxo.

    • Hahah. Engraçado, mesmo. Eu acho os vocais em You Lost Me perfeitos. Em Beautiful, nem tanto – mas isso diz muito sobre a música em si, o que é incrível!

  3. Já ia dizer que Christina leu o texto do ilove, ouvindo You Lost Me desse jeito imaginei um belo remix/mash up com I’m Not The Only One do Sam Smith

  4. Já perdeu a voz que tinha e ainda fica gritando em vez de tirar umas aulas de canto pra desempenhar uma técnica melhor.
    Pode ficar no estúdio o ano inteiro cantando a mesma música!
    Vai ser outro lotus …

  5. Ouvindo Genie com muito cuidado, eu achei que era a parte do “Waiting for someone…” mas ouvindo a versão acapella, quase imperceptível, mas a edição fica bem entre o “lonely nights *corta* waiting for someone”… quero mais.. adorei essa dica hahaha

Responder

Por favor, comente
Por favor, digite seu nome