Burlesque: Original Motion Picture Soundtrack (Álbum)


[column size=”one-third”] [/column][column size=”one-third”]

Burlesque: Original Motion Picture Soundtrack” é a trilha sonora do filme de mesmo nome, produzida, cantada e composta majoritariamente por Christina. O álbum reúne 9 das principais faixas apresentadas no longa-metragem, organizadas na mesma ordem em que aparecem no filme, e uma canção extra que não é exibida no longa, “The Beautiful People”. A compilação tem músicas originais e covers, sendo 2 delas cantadas por Cher e as 8 remanescentes por Christina. O repertório é inspirado em faixas de estilo cabaret e soul, o que acaba aproximando a sonoridade da trilha sonora ao da sonoridade explorada por Christina no álbum Back to Basics. O disco teve bom desempenho nas paradas e foi grande sucesso nos Estados Unidos, onde vendeu mais de 700 mil cópias. Passou mais de um ano no ranking de álbuns mais vendidos da Billboard, foi indicada a um Grammy Awards e duas de suas músicas concorreram ao Globo de Ouro.

[/column] [column size=”one-third” last=”true”]

Lançado em 22/11/2010
Trilha sonora do filme Burlesque
Duração: 31:46min
Produção Executiva: Steven Antin
Fotografia por Stephen Vaughan
18º lugar na Billboard 200
53 semanas na Billboard 200
Aprox. 1,1 milhão de cópias vendidas
« Bionic (2010)
» Lotus (2012)

grammy_indicadogolden-globe_indicadogolden-globe_ganho  [/column][hr]

[column size=”one-half”]

Tracklist (Edição Comum)

  1. 1. Something's Got A Hold On Me - Christina Aguilera Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20
  2. 2. Welcome to Burlesque - Cher Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20
  3. 3. Tough Lover - Christina Aguilera Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20
  4. 4. But I Am A Good Girl - Christina Aguilera Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20
  5. 5. A Guy What Takes His Time - Christina Aguilera Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20
  6. 6. Express - Christina Aguilera Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20
  7. 7. You Haven’t Seen the Last of Me - Cher Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20
  8. 8 Bound to You - Christina Aguilera Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20
  9. 9. Show Me How You Burlesque - Christina Aguilera Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20
  10. 10. The Beautiful People (From Burlesque) - Christina Aguilera Burlesque Original Motion Picture Soundtrack 0:20

[/column]

[column size=”one-half” last=”true”]

Faixas Descartadas e Edits

  1. That's Life - Alan Cumming Inédita/Lado-B 0:20
  2. Nasty - Christina Aguilera feat. CeeLo Green Descartada 0:20

[/column]

[hr] [column size=”one-half”]

Regravações & Samples

Something’s Got a Hold on Me é cover da original de Etta James
Tough Lover é cover da original de Etta James
But I Am A Good Girl é adaptação da original exibida no cabaret Crazy Horse de Paris
A Guy What Takes His Time é cover da original de Mae West
The Beautiful People (From Burlesque) contém samples de The Beautiful People (Marylin Manson)
[/column]

[column size=”one-half” last=”true”]

Participações especiais

CeeLo Green na faixa descartada Nasty

[/column]

[hr]

Bastidores e curiosidades

Last of Me

A compositora Sia confessou em uma entrevista que Cher recusou uma balada que ela e Christina escreveram para ser sua música principal no filme. Segundo a compositora, Cher considerou a canção moderna demais para o estilo dela, e por isso optou gravar, em seu lugar, o som de Diane Warren em You Haven’t Seen The Last Of Me. A música, no entanto, não estava nos planos. Originalmente, Cher tinha só um número em Burlesque, “Welcome to Burlesque”. A balada foi inserida no último minuto apenas para atender o pedido da cantora, que queria dar à sua personagem outro grande momento.

Danja

Em um artigo pré-lançamento, a revista Billboard afirmou que o produtor Danja produziu músicas para o filme, mas nenhum delas aparece no longa ou na trilha sonora. Não se sabe se a informação é verdadeira ou se foi um erro da revista.

Dueto

Um dos principais questionamentos de fãs era sobre a falta de um dueto entre Christina e Cher. Segundo Christina, essa possibilidade foi até apresentada, mas o filme já tinha mais números musicais do que o previsto e não tinha espaço algum para receber outra música, especialmente depois que “You Haven’t Seen The Last Of Me” foi inserida.

É a vida

Ficou de fora da trilha sonora e do filme o número musical “That’s Life”, com Alan Cumming (ator que interpretou o host do Burlesque Lounge). A faixa é um cover de Frank Sinatra e a Sony Pictures não poupou esforços para colocá-la no filme: comprou os instrumentais originais da música cantada por Sinatra para que Alan gravasse sua versão. A apresentação foi cortada para abrir espaço para a balada de Cher, adicionada no último minuto. O longa também trouxe um número musical de Diamonds, com a faixa original de Marilyn Monroe finalizada com os vocais da Christina. Essa canção também não entrou para a trilha.

4 músicas

Por diversas vezes, Christina confirmou ter escrito 4 músicas para o filme. Sabendo que The Beautiful People (From Burlesque) não tem a assinatura de Christina, a conta não fecha. Ou ela queria dizer que gravou 4 músicas originais, ou uma de suas composições ficou de fora da versão final (possivelmente a faixa “Nasty”).

Single

Uma faixa chamada “Nasty” foi gravada em parceria com CeeLo Green, antes mesmo de a dupla se reunir para gravar The Voice. A faixa não foi finalizada, embora, na época do lançamento do filme, surgiram boatos de que a trilha sonora teria um single que se chamaria, justamente, “Nasty”. A informação nunca foi confirmada e, somente em 2011, a música vazou na internet. Ela foi posteriormente gravada e lançada por Pixie Lott.

Beautiful

“The Beautiful People” era originalmente o primeiro single de um álbum da cantora Nicole Scherzinger, ex-líder das Pussycat Dolls, que também assina a composição da música. Nicole tinha planos de lança-la como single e até aparece cantando a música em um trecho que vazou na internet – mas esses planos mudaram quando a faixa foi vendida e incorporada à trilha sonora de Burlesque.

Good Girl

Nos créditos do filme, “But I Am A Good Girl” aparece registrada como “But I Am A Good Girl (From Burlesque)”. Essa alteração nos créditos aconteceu porque os versos da música foram totalmente reescritos para o filme, já que a versão original fazia menção a marcas menos contemporâneas. Como a citação dessas marcas é parte essencial da letra, os versos foram adaptados para que a música fizesse sentido ao público.

[hr]

Conjunto especial de lançamento

[column size =”one-third”]

[/column][column size =”one-third”]
Poster Bundle/”Ultimate Burlesque”
22.11.2010

A loja oficial da Sony vendeu, por tempo limitado, dois kits especiais de lançamento: um deles, mais básico e produzido em maior quantidade, juntava a trilha sonora e um pôster do filme igual aos enviados para divulgação em salas de cinema. O outro kit, mais limitado, se chamava “Ultimate Burlesque” unia 4 itens e esgotou-se rapidamente. Somente o site do filme e as lojas da Sony Digital venderam os pacotes, que podiam ser enviados para o mundo inteiro. Embora o kit fechado não seja mais vendido, todos os itens podem ser comprados separadamente.[/column][column size =”one-third” last=”true”]

Poster Bundle

Um CD “Burlesque – Original Motion Picture Soundtrack”
Um pôster do filme, dimensões 24”x36”, usado nos cinemas

Ultimate Burlesque

Um CD “Burlesque – Original Motion Picture Soundtrack”
Um pôster do filme, dimensões 24”x36”, usado nos cinemas
Um livro “Burlesque: The Motion Picture”
Um par de ingressos para o filme (Exclusivo para os EUA)

[/column]