Christina Aguilera (24/08/1999)


Tracklist (Edição comum)

  1. 1. Genie in a bottle Christina Aguilera 0:20
  2. 2. What a girl wants Christina Aguilera 0:20
  3. 3. I turn to you Christina Aguilera 0:20
  4. 4. So emotional Christina Aguilera 0:20
  5. 5. Come on over (all I want is you) Christina Aguilera 0:20
  6. 6. Reflection Christina Aguilera 0:20
  7. 7. Love of all seasons Christina Aguilera 0:20
  8. 8. Somebody's somebody Christina Aguilera 0:20
  9. 9. When you put your hands on me Christina Aguilera 0:20
  10. 10. Blessed Christina Aguilera 0:20
  11. 11. Love will find a way Christina Aguilera 0:20
  12. 12. Obvious Christina Aguilera 0:20

Tracklist (Edições internacionais)

  1. 13. We're a miracle Christina Aguilera (Japão) 0:20
  2. 14. Don't make me love you Christina Aguilera (Japão) 0:20
  3. 13. Genio atrapado Christina Aguilera (Brasil) 0:20
  4. 14. What a girl wants (Smooth mix) Christina Aguilera (Brasil) 0:20

Faixas descartadas, lados-b e edits

  1. Dreamy Eyes Inédita/Lado-B 0:20
  2. Too beautiful for words Inédita/Lado-B 0:20
  3. We're a miracle Inédita/Lado-B 0:20
  4. We're a miracle (Import Version) Inédita/Lado-B 0:20
  5. Don't make me love you Inédita/Lado-B 0:20
  6. Don't make me love you ('Till I'm ready) Inédita/Lado-B 0:20
  7. What a girl wants (Demo Invitation CD) Inédita/Lado-B 0:20
  8. What a girl wants (Single Edit) Single 0:20
  9. What a girl wants (Video Edit) Single 0:20
  10. Come on over baby (All I Want is You) Single/Radio Edit 0:20

Singles

Cover_Genie

Genie in a bottle
Lançada em 22/06/1999

What a girl wants

What a girl wants
Lançada em 28/12/1999

I Turn to You

I turn to you
Lançada em 13/06/2000

Come on over baby (All I want is you)

Come on over baby (All I want is you)
Lançada em 26/09/2000

Bastidores e curiosidades

Mas será que não era óbvio?

Segundo o “descobridor” de Christina, Ron Fair, nada no álbum demonstração que ela gravou ao lado de Rob Hoffman e Heather Holley era memorável, à exceção de uma música chamada “Obvious”. Ron ouviu o disco demo desinteressado e o engavetou, mas por causa de uma nota específica que havia chamado sua atenção em “Obvious”, ele decidiu chamá-la para uma reunião que lhe rendeu a trilha sonora da animação “Mulan” e o contrato com a RCA. Por conta dessa história, “Obvious” acabou sendo a única faixa demo que foi aproveitada e regravada para o álbum de estreia, Christina Aguilera.

Convite

Uma versão promocional do álbum (chamada “Invitation CD”, com mais detalhes logo abaixo em “Edições Promocionais”) foi enviada aos críticos antes de seu lançamento. Essa edição funcionava como um convite, convocando a indústria musical para comparecer ao auditório do Hotel 4 Seasons para conhecer Christina, que seria oficialmente anunciada como próxima estrela da RCA. O disco tem uma versão diferente da versão original de ‘What A Girl Wants’ (você pode ouvir um trecho na tracklist acima, em “Descartadas, b-sides e edits”). Outra edição rara foi divulgada no Japão, onde algumas cópias avançadas, não comercializadas em grande escala, contêm a inédita ‘Dreamy Eyes’, que não foi lançada em nenhuma outra versão.

Ela que escreveu

Christina não teve muita liberdade para compor neste álbum, mas nem por isso aceitou caladinha tudo o que deram para ela gravar. Um dos principais trechos da letra de Genie in a Bottle (o grudento ‘I’m a genie in a bottle, baby – gotta rub me the right way honey, i’m a genie in a bottle, baby – come, come, come on and let me out’) foi escrito por Christina, embora ela não apareça nos créditos da música. Ela também assinou a composição compartilhada de ‘We’re a Miracle’, que tecnicamente é a primeira música com sua participação ativa na composição, embora as duas versões da faixa tenham ficado de fora do álbum. Posteriormente, ela assinaria a versão rádio de ‘Come On Over Baby’ e ‘This Year’ (do álbum My Kind of Christmas), até assumir o controle e a composição de suas músicas a partir de 2002.

Para colecionar

Existem diversas tiragens diferentes do álbum. A primeira versão é hoje um objeto raro de colecionador, pois conta com as versões originais de What a Girl Wants (raríssima) e de Comer on Over, gravadas antes de seus lançamentos como singles do álbum (um trecho de ambas pode ser ouvido acima na tracklist principal). A segunda tiragem é também de 99 e substituiu a versão original de What a Girl Wants pela versão do clipe (nos Estados Unidos) ou do single (nos demais países, incluindo Brasil). É a versão mais comum no Brasil. A terceira tiragem, lançada após o lançamento do último single, mantém a substituição de What a Girl Wants realizada na segunda tiragem e substitui, também, a versão original de Come On Over pela edição do single.

Duas de cada

Existem duas versões para as faixas bônus ‘We’re a Miracle’ e ‘Don’t Make Me Love You’, que originalmente fariam parte do álbum mas acabaram ficando de fora. As duas edições de ‘Miracle’ têm letras distintas e partes da melodia completamente diferentes no segundo verso (um pouco dessa diferença pode ser ouvida no trecho que disponibilizamos em áudio acima). ‘Don’t Make Me Love You’, que na segunda versão se chama ‘Don’t Make Me Love You (Till I’m Ready)’, tem poucas diferenças de estrutura, realizadas depois que a música foi retrabalhada para a trilha sonora de “The Next Best Thing”.

A próxima grande escolha

A inédita ‘Don’t Make Me Love You (‘Till I’m Ready)’ pode ter ficado de fora do álbum, mas ainda assim foi reaproveitada e em grande estilo. A faixa chegou aos ouvidos de Madonna, que a escolheu a dedo para compor a trilha sonora do filme “The Next Best Thing” (no Brasil, “Sobrou para você”). A versão original da música, que já havia aparecido no single de Genie in A Bottle, passou por algumas pequenas modificações para entrar na trilha. Essa visibilidade garantiu à música, que nem apareceu no álbum de estreia, uma vaguinha na setlist da turnê americana.

Last Kiss

‘El Beso Del Final’, faixa do álbum Mi Reflejo, foi originalmente escrita em inglês para o álbum de estreia de Christina. A letra foi assinada pelos mesmos compositores de So Emotional mas nem chegou a ser gravada. Foi somente no ano seguinte, durante as gravações do Mi Reflejo, que a faixa viu a luz do dia: foi reescrita e adaptada para a língua espanhola e certamente é um dos grandes destaques vocais do álbum!

R&Btina

‘So emotional’ foi gravada em um único dia graças à perfeição técnica de Christina, uma verdadeira surpresa para os produtores que haviam separado 3 dias para gravar. O primeiro verso, do jeitinho que ouvimos no álbum, foi todo gravado já no primeiro take: aquela foi a primeira vez que Christina cantou a música (uma raridade até os dias de hoje!). O segundo verso, embora tenha ficado “perfeito” aos ouvidos do produtor Ron Harris, precisou ser regravado após a intervenção da gravadora. Segundo os executivos da RCA, o vocal estava “muito R&B” e Christina “não era esse tipo de cantora”.  Harris protestou, mas não teve jeito: precisaram retrabalhar o segundo verso para deixá-lo mais pop.

Relançamentos

Edições promocionais