discografia / álbuns /

ÁLBUM DE ESTREIA
Lançado em 24/08/1999
46:21 min
Produção Executiva de Ron Fair
Fotos por Yariv Milchan
1º lugar na Billboard 200
97 semanas na Billboard 200
Aprox. 15,7 milhões de cópias vendidas

Christina Aguilera é o álbum de estreia de Christina, gravado quando ela tinha 17 anos de idade e lançado aos 18. A sonoridade é levada pelo pop adolescente que marcou os meados da década de 90, apresentando, contudo, faixas com letras e vocais mais maduros do que os que comumente dominavam as ondas de rádio mainstream da época. Ainda em desenvolvimento, a voz de Christina ganhou instantâneo reconhecimento da crítica. O tema comum do álbum é o amor, e apesar do som pop das músicas lançadas como single, as faixas menos comerciais e os vocais bem trabalhados dão um toque mais adulto ao disco, misturando algumas batidas inspiradas em R&B para distanciá-lo dos demais fenômenos pop da época. Christina não participou ativamente da composição, já que as músicas foram encomendadas pela gravadora. O álbum foi sucesso instantâneo e estreou direto no topo da Billboard, conseguindo o improvável ao bloquear o já consolidado P. Diddy de alcançar o topo. Produziu 4 singles (sendo 3 #1 na Billboard) e vendeu mais de 15 milhões de cópias no mundo.

tracklistings

versão comum

1 Genie in a bottle
2 What a girl wants
3 I turn to you
4 So emotional
5 Come on over (all I want is you!)
6 Reflection
7 Love for all seasons
8 Somebody’s somebody
9 When you put your hands on me
10 Blessed
11 Love will find a way
12 Obvious

versões internacionais

13 Genio atrapado (Genie in a bottle) – Brasil
14 What a girl wants (Smooth Mix) – Brasil
13 We’re a miracle – Japão
14 Don’t make me love you – Japão
outras músicas

lados-b/inéditas

Dreamy eyes
Too beautiful for words
We’re a miracle Versão 2
Don’t make me love you (‘till I’m ready)

remixagens/reedições

Genie in a bottle – Versão estendida/original
What a girl wants – Versão Demo/Invitation
What a girl wants – Versão Clipe/2ª Tiragem (EUA)
What a girl wants – Versão Single/2ª Tiragem (internacional)
Come on over baby (all I want is you) – Versão Single/3ª Tiragem
singles

relançamentos
Christina Aguilera Special Edition
03/10/2000 (Exceto EUA e Japão)

Christina Aguilera Special Edition” é uma versão especial dupla lançada na Europa, América Latina e outros países, exceto Estados Unidos, após o encerramento das atividades promocionais do álbum, em 2000. O disco, que também chegou no Brasil, é um álbum duplo guardado em uma espécie de estojo vermelho de papelão (a capa ao lado). O disco 1 contém a versão americana do álbum Christina Aguilera, de arte bege, 12 faixas e com o “video-edit” substituindo a What A Girl Wants original. O CD bônus contém 6 músicas, incluindo remixes.

Disco 1:
Contém as 12 faixas do álbum “Christina Aguilera” (Versão Comum)

Disco 2:
1. Genie in a bottle (Flavio vs. Mad Boris Remix)
2. What a girl wants (Eddie Arroyo Dance Radio Edit)
3. I turn to you (Thunderpuss Remix)
4. Genio atrapado (Remix)
5. Don’t make me love you
6. Come on over baby (all I want is you) (Radio version)

Christina Aguilera Remix Plus
03/10/2000 (Japão)

Christina Aguilera Remix Plus” é o nome que a reedição especial do álbum Christina Aguilera recebeu no Japão. Ela contém as mesmas faixas do relançamento “Special Edition” que chegou nas prateleiras do resto do mundo. A tracklist do “Remix Plus” japonês e do “Special Edition” mundial é exatamente a mesma, sendo que a diferença reside apenas no número de discos: enquanto a Special Edition é dupla, a versão japonesa tem todas as 18 faixas concentradas em um único CD.

Contém as 12 faixas do álbum “Christina Aguilera” e +:

13. Genie in a bottle (Flavio vs. Mad Boris Remix)
14. What a girl wants (Eddie Arroyo Dance Radio Edit)
15. I turn to you (Thunderpuss Remix)
16. Genio atrapado (Remix)
17. Don’t make me love you
18. Come on over baby (all I want is you) (Radio version)

bastidores e curiosidades
Mas será que não era óbvio?

Antes de assinar com uma gravadora, Christina gravou um álbum demonstração ao lado dos produtores Rob Hoffman e Heather Holley, para que pudesse apresentar seu trabalho a agentes de música. Uma dessas fitas caiu na mão de Ron Fair, o “descobridor” de Christina, que engavetou o álbum demo por não ver nada memorável em seu conteúdo, à exceção de uma nota de difícil execução alcançada em uma das faixas-demo, chamada “Obvious”. Quando a Walt Disney saiu em busca de uma cantora que conseguisse alcançar uma nota específica para a trilha sonora da animação “Mulan” – que, curiosamente, era a mesma nota que “Obvious” continha, Ron Fair se lembrou do álbum demo e agendou uma bem sucedida reunião com Christina. Por conta dessa história, “Obvious” é a única música do álbum-demo que foi regravada e inserida no álbum “Christina Aguilera”.

Convite

Uma versão promocional do álbum (chamada “Invitation CD”, com mais detalhes logo abaixo em “Edições Promocionais”) foi enviada aos críticos antes do lançamento do disco. Essa edição funcionava como um convite, convocando a indústria musical para comparecer ao auditório do Hotel 4 Seasons em Beverly Hills para conhecer Christina, que seria oficialmente anunciada como próxima estrela da RCA. Como essa versão foi enviada antes da finalização do disco, ela contém uma edição diferente da versão original de ‘What A Girl Wants’, cujo trecho você pode ouvir na tracklist acima, em “Remixagens/Reedições”. Outra edição rara foi divulgada no Japão, onde algumas cópias avançadas, não comercializadas em grande escala, contêm a inédita ‘Dreamy Eyes’, que não foi lançada em nenhuma outra edição do álbum.

Ela que escreveu

Christina não teve muita liberdade para compor neste álbum, mas nem por isso aceitou caladinha tudo o que deram para ela gravar. Um dos principais trechos da letra de Genie in a Bottle (o grudento ‘I’m a genie in a bottle, baby – gotta rub me the right way honey, i’m a genie in a bottle, baby – come, come, come on and let me out’) foi escrito por Christina, embora ela não apareça nos créditos da música (e ela chegou a reclamar disso em entrevistas pós-lançamento!). Ela também assinou a composição compartilhada de ‘We’re a Miracle’, que tecnicamente é a primeira música com sua participação ativa na composição, embora as duas versões da faixa tenham ficado de fora do álbum. Posteriormente, ela assinaria a versão rádio de ‘Come On Over Baby’ e ‘This Year’ (do álbum My Kind of Christmas), até assumir o controle e a composição de suas músicas a partir de 2002.

Para colecionar

Existem diversas tiragens diferentes do álbum. A primeira versão é hoje um objeto raro de colecionador, pois conta com as versões originais de What a Girl Wants (raríssima) e de Comer on Over, gravadas antes de seus lançamentos como singles do álbum (um trecho de ambas pode ser ouvido acima na tracklist da versão comum). A segunda tiragem é também de 99 e substituiu a versão original de What a Girl Wants pela versão do clipe (nos Estados Unidos) ou do single (nos demais países, incluindo Brasil). É a versão mais comum no Brasil. A terceira tiragem, lançada após o lançamento do último single, substitui, também, a versão original de Come On Over pela edição do single.

Para colecionar 2

Uma versão ainda mais rara contém a original de “Genie in a bottle”, faixa mais longa do que a original e com vocais diferentes nos trechos que foram cortados na versão normal. Essa versão estendida fez parte das primeiríssimas versões promocionais do álbum, do LP e de alguns singles raros. É ela quem deu base para os vocais ouvidos em alguns dos remixes do single.

Duas de cada

Existem duas versões para as faixas bônus ‘We’re a Miracle’ e ‘Don’t Make Me Love You’, que originalmente fariam parte do álbum mas acabaram ficando de fora. As duas edições de ‘Miracle’ têm letras distintas e partes da melodia completamente diferentes no segundo verso (um pouco dessa diferença pode ser ouvida nos trechos que disponibilizamos em áudio acima). ‘Don’t Make Me Love You’, que na segunda versão se chama ‘Don’t Make Me Love You (Till I’m Ready)’, tem poucas diferenças de estrutura, realizadas depois que a música foi retrabalhada para a trilha sonora de “The Next Best Thing”.

A próxima grande escolha

A inédita ‘Don’t Make Me Love You (‘Till I’m Ready)’ pode ter ficado de fora do álbum, mas ainda assim foi reaproveitada e em grande estilo. A faixa chegou aos ouvidos de Madonna, que a escolheu a dedo para compor a trilha sonora do filme “The Next Best Thing” (no Brasil, “Sobrou para você”). A versão original da música, que já havia aparecido no single internacional de Genie in A Bottle, passou por algumas pequenas modificações para entrar na trilha. Essa visibilidade garantiu à música, que nem apareceu no álbum de estreia, uma vaguinha na setlist da turnê americana.

Last Kiss

‘El Beso Del Final’, faixa do álbum Mi Reflejo, foi originalmente escrita em inglês para o álbum de estreia de Christina. A letra foi assinada pelos mesmos compositores de So Emotional mas nem chegou a ser gravada. Foi somente no ano seguinte, durante as gravações do Mi Reflejo, que a faixa viu a luz do dia: foi reescrita e adaptada para a língua espanhola e certamente é um dos grandes destaques vocais do álbum!

R&Btina

‘So emotional’ foi gravada em um único dia graças à perfeição técnica de Christina, uma verdadeira surpresa para os produtores que haviam separado 3 dias para gravar a música com ela. O primeiro verso, do jeitinho que ouvimos no álbum, foi todo gravado já no primeiro take: aquela foi a primeira vez que Christina cantou a música, acerto que é uma raridade até os dias de hoje! O segundo verso, embora tenha ficado “perfeito” aos ouvidos do produtor Ron Harris, precisou ser regravado após a intervenção da gravadora. Segundo os executivos da RCA, o vocal estava “muito R&B” e Christina “não era esse tipo de cantora”. Harris protestou, mas não teve jeito: precisaram retrabalhar o segundo verso para deixá-lo mais pop.

edições promocionais

Edições promocionais de um álbum geralmente são enviadas à críticos, rádios ou consumidores em geral como parte de pequenas promoções. Nunca são colocadas à venda, sempre saem em tiragens limitadas e são costumeiramente reproduzidas antes do lançamento do álbum completo, como forma apresentar o trabalho e criar expectativas antes de ele chegar às prateleiras das lojas. Por conta disso, frequentemente tornam-se tão raras que sua existência pode eventualmente sumir do mapa. Como Christina ainda era desconhecida do grande público, as duas versões promocionais mais conhecidas do álbum tinham justamente o objeto de apresentá-la aos ouvintes antes de ser lançada no mercado. Uma das versões foi promovida pela “Coca Cola”, enquanto aoutra foi enviada somente à membros da indústria e da imprensa como convite para um showcase promocional, onde Christina fez um íntimo show em um hotel, acompanhada somente de um piano. Ambas possuem versões inéditas para a faixa “What a Girl Wants”, que não havia sido finalizada na época de distribuição desses álbuns:

Coca Cola Edition

1. Genie In A Bottle
2. What A Girl Wants
3. So Emotional
4. I Turn To You
5. Come On Over (All I Want Is You)

Showcase invitation

1. Genie In A Bottle
2. What A Girl Wants (Edit)
3. I Turn To You (Edit)
4. So Emotional
5. Come On Over (All I Want Is You)
6. Reflection