Genie in a bottle (Single)

[column size=”one-third”]

[/column][column size=”one-third”]

Genie in a Bottle foi o carro-chefe do álbum Christina Aguilera e primeiro single de impacto da carreira da Christina. A faixa se manteve na primeira posição da Billboard Hot 100 por 5 semanas e foi #1 em 18 países. Alcançou o Top 5 de todos os países em que foi lançada e vendeu mais de 1 milhão de cópias físicas só nos Estados Unidos, um dos mais bem sucedidos singles da carreira de Christina e seu primeiro #1 nas paradas. Apesar de todo o sucesso e de ter sido responsável por colocar Christina no mapa das estrelas, o single quase ficou de fora do álbum.  O motivo, foi ter chegado atrasada às mãos da gravadora: a música foi apresentada à equipe de Christina depois que todas as faixas do CD estavam acertadas e foi disputada por diversas cantoras da época. Paralelamente ao lançamento principal, uma versão com letras menos sensuais foi editada e gravada para transmissão nas rádios Disney.

[/column] [column size=”one-third” last=”true”]

Lançado em 22/06/1999
Lead Single do álbum Christina Aguilera
Estreia na Billboard Hot 100: #61
Maior posição na Billboard Hot 100: #1 (5 semanas)
Semanas na Billboard Hot 100: 25
Maior posição na WorldWide Singles: #1

Cover_Christina_Aguilera_Maingrammy_indicadonumero1[/column][hr]

singles comerciais

Singles Comerciais são aqueles colocados à venda para o público. “Genie in a bottle” foi lançada durante a popularidade dos CDs-singles físicos e por isso tem diversas versões diferentes lançadas mundo afora. A edição mais modesta foi a lançada nos Estados Unidos, onde os CDs singles começaram a perder força primeiro. Essa edição não tinha caixinha de acrílico (o CD era guardado no próprio packaging de papelão) e sua tracklist não trazia nenhum remix ou faixas inéditas – essas, como de costume, recheavam o conteúdo dos singles lançados em terras internacionais. Na Europa, as vendas do single foram tantas que o CD foi lançado em duas edições diferentes, uma delas, incluindo o clipe da música como faixa multimídia. Alguns remixes continuam vocais novos no final da música, uma agradável surpresa para aqueles que esperavam ouvir só a mesma faixa de sempre. Abaixo, confira as diversas principais versões do CD Single. Clique nas capas para vê-las em tamanho maior.

[column size=”one-fifth”]

estados unidos

  1. 1. Genie In A Bottle Christina Aguilera (1999) 3:36
  2. 2. Blessed Christina Aguilera (1999) 3:05

[/column]

[column size=”one-fifth”]

frança

  1. 1. Genie In A Bottle Christina Aguilera (1999) 3:36
  2. 2. We're A Miracle Inédita/Lado-B 4:09

[/column]

[column size=”one-fifth”]

alemanha e oceania

  1. 1. Genie In A Bottle Christina Aguilera (1999) 3:36
  2. 2. We're A Miracle Inédita/Lado-B 4:09
  3. 3. Don't Make Me Love You Inédita/Lado-B 4:15

[/column]

[column size=”one-fifth”]

europa (cd1)

  1. 1. Genie In A Bottle Christina Aguilera (1999) 3:35
  2. 2. Blessed Christina Aguilera (1999) 3:09
  3. 3. Genie In A Bottle (A Capella Mix) Genie in a bottle (CD 1) 4:16

[/column]

[column size=”one-fifth” last=”true”]

europa (cd2)

  1. 1. Genie In A Bottle Christina Aguilera (1999) 3:36
  2. 2. Genie In A Bottle (Eddie Arroyo Radio Club Mix) Genie in a bottle (CD 2) 3:58
  3. 3. CD Rom (Clipe de Genie in a bottle)

[/column]

[hr]

relançamento digital

dance vault mixes

Com o advento da era digital anos depois do lançamento de Genie in a bottle, quando os serviços de compra via iTunes e streaming via Spotify caíram na graça do público, uma compilação de remixes da faixa foi lançada para essas plataformas, chamada DANCE VAULT MIXES. Todos os remixes que fazem parte da compilação foram produzidos durante o lançamento original de Genie in a Bottle em 1999, e o single faz uso da capa utilizada no douple-EP de Genie in a Bottle e Come On Over Baby, lançado no fim da maratona promocional do álbum Christina Aguilera em 2000. Os remixes selecionados para a compilação são, em sua maioria, remixes de longuíssima duração criados e enviados pela gravadora, ainda em 1999, para que DJs os utilizassem em mashups nas pistas de dança. A maior parte deles nunca havia sido comercializada ao público antes desse relançamento digital. O remix que abre a compilação, “The Eddie Arroyo Rhythm Mix”, é a principal exceção à essa regra: a música acabou funcionando como uma reedição mais lenta de Genie in a Bottle e ganhou, ainda em 1999, clipe oficial e novos vocais. Foi previamente lançado no single europeu de Genie in a Bottle e no single americano de The Christmas Song. A faixa 5, “Flavio vs. Mad Boris”, foi utilizada na reedição especial do álbum Christina Aguilera, lançada em 2000 na Europa, America Latina e Japão (sob o nome Remix Plus). Ao lado, confira a capa e tracklisting completa do single.

[column size=”one-third”]

cover_genie_6[/column][column size=”two-third” last=”true”]

  1. 1. Genie in a Bottle (The Eddie Arroyo Rhythm Mix) Dance Vault Mixes (Genie in a Bottle) 4:27
  2. 2. Genie in a Bottle (Eddie Arroyo Dub Mix) Dance Vault Mixes (Genie in a Bottle) 6:29
  3. 3. Genie in a Bottle (Riprock 'n' Alex G. Extended Club) Dance Vault Mixes (Genie in a Bottle) 7:59
  4. 4. Genie in a Bottle (Riprock 'n' Alex G. Extended Street Mix) Dance Vault Mixes (Genie in a Bottle) 5:05
  5. 5. Genie in a Bottle (Flavio vs. Mad Boris Mix) Dance Vault Mixes (Genie in a Bottle) 6:31
  6. 6. Genie In A Bottle (A Cappella) Dance Vault Mixes (Genie in a Bottle) 4:16

[/column]


single promocional

Singles Promocionais são aqueles que não são colocados à venda ao público. São enviados pela gravadora para que estabelecimentos comerciais, rádios e boates toquem a música em seus ambientes e playlists. Geralmente, cópias promocionais tornam-se itens de colecionadores e podem ser encontradas, em quantidade limitadíssima, à venda em sites como o eBay. No caso de Genie in a Bottle, o single promocional mais comum contém apenas a faixa-título.

[column size=”one-third”]

promo 1

[/column]

[column size=”one-third”][/column]

[column size=”one-third” last=”true”][/column]